8.9.06

Convite às Autoridades Responsáveis pelo Transporte Público de Campinas

Bom dia!

Antes de qualquer reclamação, gostaria de fazer um convite às autoridades responsáveis pelo transporte público de Campinas. Gostaria de convidar os senhores a, durante uma semana, deixarem seus carros na garagem e irem trabalhar de seletivo (podem ficar tranqüilos, agora é mais barato!).

Uma semana é um período interessante porque vocês podem observar bem no quê resultou as novidades no seletivo, como a catraca e a permissão para que passageiros andem de pé. Na verdade não sei se o verbo ideal é observar, porque com tantas pessoas tão perto, não sei se os senhores conseguirão observar alguma coisa, mas com certeza sentirão bem o que quero transmitir aqui.

Em uma semana, os senhores também podem fazer alguns testes para saberem bem como é o dia-a-dia das pessoas que dependem deste tipo de transportes. Os senhores podem, por exemplo, no primeiro dia, irem trabalhar levando uma pasta nas mãos. No outro dia, usarem salto alto (já que estão indo trabalhar). No dia seguinte, podem levar uma criança de colo ou, colocarem um travesseiro por baixo da roupa para tentar chegar na sensação de estar grávida e andar de seletivo. Ah! E os senhores podem sentar cada dia num lugar. Tentem sentar nos últimos bancos e descer no meio do caminho.

O que quero dizer aqui é que o sistema de transporte seletivo de Campinas é lastimável. Ele é desrespeitoso, desumano e inseguro. Não é possível que um veículo que transporta até 20 passageiros em pé seja seguro, pois não há lugar para que as pessoas se segurem, se apóiem devidamente durante o percurso, já que não há nem mesmo lugar para que elas coloquem seus pés no chão de forma a manterem o equilíbrio. Também é extremamente óbvio que este tipo de transporte atente contra a saúde dos seus usuários, especialmente no inverno, quando há mais doenças transmissíveis pelo ar e elas são mais fortes. Mas acredito que a pior situação é da dignidade das pessoas, que não tem como ser preservada dentro deste tipo de transporte, grudadas umas nas outras logo cedo ou no fim da tarde, depois de um dia inteiro de trabalho.

Por isso, senhores, fica aqui o meu convite. Andem uma semana de seletivo. Andem não como autoridades, mas como pessoas comuns. Ouçam as reclamações freqüentes dos cidadãos dentro dos veículos e os gritos de “não cabe mais ninguém” cada vez que o motorista parar num ponto. Se precisarem de algum tutor, estou à disposição.
Atentem-se, por favor, para o fato de que alguns problemas exigem mudanças mais profundas. Se existem pessoas demais precisando de transporte, barateá-los e aumentar a “capacidade” dos veículos sem aumentar o tamanho dos mesmos não é uma solução muito inteligente.

Este é apenas um e-mail de uma cidadã que, como a maioria das pessoas, depende do transporte público para exercer seu direito de ir e vir, e que espera realmente ser ouvida (lida). Aguardo mais que um retorno. Aguardo, junto com todas as pessoas que andam de seletivo, uma melhora verdadeira neste tipo de transporte.

Atenciosamente.

Marcela Bragotto

(Mandei este e-mail para a Emdec, que cuida das políticas de transporte e trânsito na Prefeitura de Campinas desde 1991. Vocês acham que alguém respondeu?)



8 de setembro:
- dia internacional da alfabetização. (Aí! Mais um motivo para revolta!)

Nenhum comentário: