25.10.05

Os clichês da vida

Todo mundo ama demais, toda mãe morre pelos filhos, todo pai é herói, todo mundo tem um amigo que é um irmão, todo mundo tem o homem/a mulher da sua vida. A vida é um clichê gigante! E que palavras nunca foram ditas? Outro clichê!
O clichê é clássico! É biológico, social, psíquico. O clichê é necessário! Ele ajuda os tímidos, os que têm preguiça de pensar, os que têm medo de falar besteira. É fácil apostar no a gente já sabe que funciona, convence. Ele cabe certinho naquela hora em que a gente não tem outra coisa para falar. Ele veste aqueles momentos em que precisamos nos fazer entender. Ele salta de nossas bocas sem que percebamos e invade nossos ouvidos com tanta fluência que acaba se bastando. Não precisa de mais explicações. Não precisa de discussão nem de muita argumentação. Se alguém guarda um segredo a sete chaves, pra que discutir? É um segredo secretíssimo!
Se eu sou a favor do uso indiscriminado, ou mesmo eventual, do clichê? Contra textos, palavras, argumentos e explicações originais? Claro que não! Amo uma boa discussão, adoro idéias novas! Só não quis cometer o clichê de criticar o clichê!

Nenhum comentário: